36 semanas

Boletim Mam:

“A reta final
O bebê começa a se preparar para o período após o nascimento: ele aumenta de peso e providencia uma reserva de gordura e ferro para estar bem equipado para a nova vida. Os anticorpos da mãe fortalecem o seu sistema imunológico, todos os sentidos estão preparados para descobrir o novo ambiente onde vai viver.
Os últimos preparativos
O bebê está bem preparado. E os pais? A maleta está ao alcance da mão com tudo o que é necessário? Chinelos, pijama, sutiãs especiais para amamentar, artigos de toalete, material de leitura e, naturalmente, uma máquina fotográfica não deve faltar. Para o bebê, um body (tamanho RN/P), um macacãozinho, meinhas, casaquinho e uma touquinha. E não se esqueça da roupa para você retornar ao lar, normalmente, servem as roupas usadas no sexto mês de gravidez.
Conselho do obstetra
O dia previsto para o nascimento é apenas indicativo e pode variar de duas semanas pra frente ou para trás. Portanto, não fique em pânico se o seu bebê quer esperar um pouco mais para nascer.”
“Seu bebê
Está quase tudo pronto para a aventura da 40a semana. Mas, antes de conhecer o mundo, seu bebê está recebendo os retoques finais. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas. E o rostinho está bochechudo. Ele não vê a hora de sair – parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada. Aliás, ele já deve estar na posição correta para nascer. Ou seja, de cabeça para baixo, para logo se encaixar na pelve.
Acompanhe as estapas da sua gestação no infográfico animado.
Sua gravidez
Faltam apenas quatro semanas para você ser mãe. É o momento de providenciar todos os telefones e endereços de e-mail das pessoas que você deseja avisar quando o bebê nascer. Se você ainda não fez isso, anote-os na sua agenda e guarde-a logo na mala da maternidade. Quando a hora chegar, peça para o seu companheiro enviar a todos um lindo cartão, contando a grande novidade. Cansaço e fadiga são ainda comuns nos últimos dias de gestação. Por isso, tenha sempre à mão um garrafa de água para se manter hidratada. Frutas e lanchinhos também são indicados no intervalo das refeições, que, por sinal, devem ser ainda mais leves agora. Tudo para evitar sobrecargas.

“Como você está:
Você achou que esse dia nunca chegaria? Mas aí está: você está no nono mês e em poucas semanas seu bebê estará em seus braços. Seu peso deve estar aumentando de 300 a 500g por semana. Nas consultas, o médico deverá examinar seu colo uterino, para verificar se já está se dilatando, anunciando a chegada do parto. Por mais difícil que seja, procure dormir ou pelo menos descansar, para que você esteja bem no dia do parto.
O que está acontecendo com o bebê:
Nas últimas semanas de gravidez, geralmente em uma das duas que antecedem o parto, o bebê se encaixa na bacia. Se esta é sua segunda gestação, o encaixe pode ocorrer só na hora do parto. Ele está completamente formado e, até o nascimento, permanecerá ganhando peso e crescendo no útero. Gordurinhas se acumulam em seu corpo, formando dobrinhas no pescoço, na cintura e nos braços.
Como tudo vai acontecer
É bom ter uma idéia de como será o trabalho de parto. Essa experiência é diferente para cada mulher – mais difícil para algumas, fácil para outras. Há três estágios no trabalho de parto, embora para você parecerá um só. No primeiro, o colo dilata e o bebê desce pela bacia. No segundo, a dilatação está completa e ele será “puxado” pelo canal de nascimento. No terceiro, a placenta e as membranas são expelidas. Converse com seu médico com antecedência sobre a possibilidade de você amamentar seu filho logo após o nascimento.
Alguma pendência?
Se você ainda tem qualquer tipo de pendência pessoal ou profissional para resolver antes do parto, é bom se apressar. Mesmo que suas obrigações estejam em processo de conclusão, deixe-as organizadas ao final de cada dia, de modo que você possa facilmente passá-las adiante em caso de necessidade. A qualquer momento, você pode precisar correr para a maternidade.”
“Desenvolvimento: Semana 36
Idade do feto: Semana 34
Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 2750g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 34cm. Sua medida total é de 46cm.
Desenvolvimento do embrião: Ao olhar para a sua barriga nesses dias pode parecer engraçado de vez em quando. É que os cotovelos, joelhos e a cabeça do bebê podem não só serem sentidas como podem ser vistas desalinhando a forma de sua barriga. Isso ocorre quando o bebê está se espreguiçando ou quando ele troca de posição por um tempinho.
As paredes do útero agora começam a afinar um pouco pois estão bem esticadas. Quando isso ocorre, o seu bebê pode começar a perceber e a diferenciar o rítmo diurno do rítmo noturno pois ele sente que está claro e sabe que sua mamãe está fazendo uma série de coisas e, quando está escuro, ela quase não se mexe, deve estar dormindo.
Ele está também exibindo unhas novinhas em folha e um par de rins completamente desenvolvidos e prontos para operar suas funções. O fígado também já pode processar impurezas.
Mudanças em seu corpo: Agora há muito mais bebê dentro de seu útero do que líquido aminiótico. O seu útero até agora expandiu cerca de 1.000 vezes comparado com o seu tamanho original.
Durante a gravidez a mulher sente vontade de ir ao banheiro com maior frequência, você até que já estava acostumada mas, agora que está perto do final da gravidez, você praticamente fará do banheiro o seu segundo lar. Mesmo assim, não diminua a quantidade de líquidos ingeridos, especialmente água. O seu bebê e o seu corpo precisam muito de água.
O seu útero encontra-se agora provavelmente logo abaixo de suas costelas, o que, dá uma sensação de falta de ar de vez em quando.
Agora que só faltam 4 ou 5 semanas para o final da gravidez, a ansiedade que bate é enorme. Tente controlar-se ou você acabará sendo impaciente com as pessoas à sua volta por motivos que nem você sabe.
Prepare suas roupas e papéis para o hospital. Você ainda tem tempo mas nunca se sabe quando o bebê vai querer sair. Deixe tudo mais ou menos à mão ou em lugar de fácil acesso, em caso de não ser você quem vai levar a bolsa para o hospital.
Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente – mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.”
About Marcelíssima 383 Articles
Nasci em Minas, criada no Paraná, já morei em outras bandas por aí, mas me achei nessa terra maravilhosa que é Rio Grande do Sul. Sou casada com o Moisés, temos uma filha linda chamada Valentina, e um gato a la Garfield, o Freddy. Gosto de livros, filmes, séries, receitas, makes, músicas... Enfim, de tudo um pouco e com a maior simplicidade!

93 Comentários

  1. estou com 36 semanas e sinto a barriga ficar muito dura, e as vezes me da umas pontadas em baixo ventre, oque isso que dizer? que a qualquer momento minha filha ira nascer? ou é normal oque estou sentindo? obrigada JULIANA

  2. Na verdade, 36 semanas é equivalente ao 9º mês, que compreende da semana 36 até a 40. Quando a barriga dura as vezes e com pontadas no baixo ventre é bem normal, nosso corpo esta se preparando para a hora do parto e quando a barriga fica dura é a chamada contração de treinamento e as dores são bem suportáveis… na hora do parto vc saberá que realmente esta com contração…. rsrsrsrsr espero ter ajudado!

  3. estou com 36 semanas de gestação também, só que muitas pessoas pensam que 1 mês tem 4 semanas mais não é o verdade!!
    é simples fazer a contagem: vc conta as semanas que tem no caso 36 X 7 que é a quantidades de dias da semana que vai dar 252 dias, ai vc divide 252/ por 30 que é um mês total 8,4

    36 X 7: 252
    252 / 30: 8,4

    espero ter ajudado.

  4. Estou com 36 semanas e 3 dias fiz uma ultra e os dados estão como se eu tivesse com 41 semanas de gestação … 3.060 Kg,55 cm estatura fetal,placenta grau 2….
    Isso é normal? tomei celestone soluspan 2 ampolas e essa semana tem mais uma .. Sera que as injeções alteraram as caracteristicas da semana que estou na realidade?

  5. Estou de 36 semanas e 3 dias,e também tomei celestone (4vacinas)mas não tive alteiramento…
    Estou feliz não vejo a hora do meu Pedro Arthur chegar….

  6. Oi, o bebe pode sim nascer Prtir de 36 semanas, na maioria dos casos ele nao precisa fikar no hospital,pois ele nao é considerado prematuro e sim pre-termo!

  7. dia 2 de janeiro completei 36 semanas estou até com nauseas e palpitação por causa da ansiedade num vejo a hora o rostinho da minha amanda estou ficando quase doida de nervosismo…..

  8. Eu estou tb com 36 semanas de gestação, não vejo a hora de minha menininha chegar, ela se chamará Ana Morena, estou com tanto medo nestas ultimas semanas… medo de não ser uma boa mãe(é minhha primeira filha) eu não sei oque ou como fazer muitas coisas…estou com medo, mas não vejo a hora de ve-la em meus braços…boa sorte para nos todas…beijos

  9. estou com 36 semanas e 4 dias e ontem senti muitas contraçoes, tomei buscopan e passaram , fiquei muito preocupada com medo de te lo antes da hora, na verdade nao sei direito o porquê que eu as senti e se esta na hora ou ele esta com pressa rsrsrss!! fiquei assustada!fiz certo em nao ter corrido para o hospital?estou no segundo filho,mas tudo é diferente agora, se passaram 7 anos e nao me lembro direito!

  10. estou gravida de 36 semanas e 5 dias, estou muito feliz eh o premeiro nem quero saber da dor apesar que quero normal mas a felicidade que sinto agora supera tudo so de pensar que minha filha vai chegar logo. rsrsrs anjo de deus…

  11. faço 36 semanas na terça agora dia 23 no caso então seria 9 meses neh?E a Sophia tá prevista para o dia 27 de fevereiro segunda a medica e até lá já estarei com 41 semanas tá certinha minhas contas??????????????????

  12. As contas estão certas, dia 27 você estará com 41 semanas mesmo. Eu fiz 36 semanas ontem (sexta, 20), mas a minha está prevista pro dia 13 de fevereiro, que é quando completa 40 semanas.

  13. Estou com 36 semanas e o meu segundo filho,mas tudo esta sendo diferente sinto muitas dores parecendo colica intestinal,pois o meu primeiro não sentir isso.E realmente estou muito anciosa para a chegada de pedro henrique.

  14. Eu estou grávida do meu primeiro,confesso não tem felicidade maior do que esta grávida;não vejo a hora do meu filhote nascer.Eu estou com 36semanas e 4dias,mais o médico ainda não me deu uma data certa até porque eu com 6meses e meio,eu fiquei enternada porque ele estava querendo nascer antes da hora:Bem apressadinho rsrssssss.Tenho sentido umas cólicas e muita dor nas costa isso é normal??Me ajudem ai meinas e se ele resolver nascer'agora' ele corre algum risco???

  15. Estou com 36/4dias,é o meu primeiro filho estou muito feliz,mas o meu médico não me deu uma data certa ainda.Sinto cólicas e muita dor nas costas e dormir ha isso não faço à alumas semanas estou muito ansiosa e se o meu beibe resolver nascer a qualquer momento tem algum risco???Me ajudem ai meninas.bjssss

  16. estou de 36 semanas gravida do meu primeiro filho estou sentido muita dor nas costa e na barriga e normal ou devo ir no hospital pra ver si ta tudo normal com meu bebe to sentindo mais cansada q antes minha barriga diminuiu muito de ontem pra hoje e abaxo muito e normal ….Esperando resposta.

  17. Acho que todas que estão nesse periodo de 36 semanas de gestação, estão ansiosas pelo nascimento do bebê.
    Já estou com tudo pronto, as roupinhas as lembrancinhas e as minhas coisas também nessa semana vou marcar o parto, provavelmente acontecera com 39 semanas, estou contando as horas para a consulta.
    Ahh… o meu bebê é um menino vai se chamar José Ronaldo como o papai.

  18. essa duerza na barriga são contrações de treinamento que nessa fase vc deve contar como contraçoes comuns elas são indolores meu medico disse que é normal 3 vezes no dia então fique aterenta se isso estiver ocorrendo em 10 em 10 minutos va na maternidade ser avaliada

  19. pelo q sei 38semanas fechadas são 9 meses ai sim o bebe esta a termo pronto pra nascer com 36 semanas o bebe ainda não está maduro é considerado “prematuro”
    36 semanas fechadas são 7 meses

  20. oi eu estou com 36 semanas de gestação e a minha barriga esta bem baixa isso e normal…e se ele nascer agora estará mais ou menos no prazo certo?obrigada e beijos

  21. Ola meninas hj fiz 36 semanas, estou muito ansiosa e com medo. Tenho pavor de parto normal e desejo muito uma cesaria. Tenho tido durante o dia em media 5 contracoes leves e a barriga fica bem dura. Sinto tbm muita pressao na vagina. Tenho ido muito ao banheiro urinar e voltei a ter enjoos e queimacao. Tenho fome mas pouca comida ja me deixa empaturrada…enfim nao vejo a hora da Emily nascer. Boa sorte a todas.

  22. olha o bebe com 36 semanas esta pronto sim…e não é mais considerado prematuro…prematuro seria de 35 semanas pra baixo…..de 36 semanas em diante são 9 meses.

  23. Oi, dia 23 de março eu fiz 36 semanas, segundo meu médico, queria saber se engravidei em junho ou julho, pq eu fiz sexo lá pro dia 28 de junho e depois só dia 26 de julho, estou em dúvida vcs podem me ajudar?? Obrigada!

  24. oi estou com 36 semanas sinto muitas dores nas costas como se tivese esmagando e mal consigo andar parece q a criança vai sair e meu 2 filho mas o 1 foi cesaria entao e como se fosse o1 quero tentar normal mas tenho medo das dores e nao aguentar sera q meu filho ta querendo ja nascer.

  25. Olá estou com 36 semanas e 01 dia hj! 36 semanas ja se consifera o 9º mês de getação ? me respondam por favor.
    Boa Tarde a todos : *** Eunice***

  26. oi eu completei 36 semanas agora e a data prevista para o meu parto é dia 04 de maio mais ainda estou em duvida por que os medicos me derem tres dpp para o parto uma dia 10 de maio a outra dia 16 e a outra dia 04 me ajudem nao sei mas o que fazer

  27. OLA MINHA ESPOSA ESTA COM 36 SEMANA E A MINHA FILHA ESTA COM 2;70 E 46CM ESTAMOS ANSIOSOS ESPERANDO SUA CHEGADA O IRMAO ESTA CONTANDO O DIA ESTA MARCADO PARA 20/05 SE DEUS QUISE QUE DEUS ILUMENI TODAS AS MAMAE.

  28. faço 36 semanas na quarta feira… Estou Feliz demais é meu primeiro Filho… Nicolas Santiago….falo com ele como se ele ja estivesse nos meus braços,jamais imaginei que ser mae seria tao bom….!

  29. estou com 36 semanas e 5 dias estou aperriada , para ver a carinha do meu bebe.não aguento mais de tanta ansiedade. só que ao mesmo tempo estou com medo pq já estou com 9 meses e ainda não sinto nenhuma dor .

  30. oi estou de 36 semanas estou muito anciosa pela chegada da minha segunda filha pyetra regina,,,,sera que e' normal a barriga ficar dura?sinto muito dor por baixo ,,,,,nao tivi estes sintomas da minh primeira……brigadu bjs

  31. hoje completo 36 semanas de gestaçao,mas os bebes nao nascem de 36 semanas e sim apartirr de 39 ,pois eles correm alguns riscos se nascerem antes,o ideal e apartir do 39 ate 40 sou mae de duas meninas ja e eela s nasceram de 39 semanas de parto cesariano ocoorreu tudo como planejado

  32. Estou com 36,5 semanas, e meu bêbe ainda está se virando de lado todos os dias, minha médica disse que isso não é normal, pois normalmete apos a 34º semana ele deveria mexer o minimo possivel. o que você acha???

  33. oi estou com 36 semanas, nao vejo a hora de minha princesinha nascer,é minha segunda filha, mais to muito feliz pra mim é como se fosse a primeira, é muita emocao até pq ja fazem 9 anos k tive minha primeira filhota. estuo muito anciosa pra ver o rostinho da minha lavinia naely. k a mamae tanto ama.

  34. Ai Senhor!gente nós estamos bem anciosas com a chegada de nossos bebês e vcs discutindo semanas,a gravidez pode durar até 42 semanas,o bebe pode nascer com 38 q são 15 dias antes de 40 e 42 que são 15 dias depois de 40.a forma correta de se contar a gravidez é a seguinte:o nosso mes tem 30 dias,mas o correto são 28 dias,então contasse:de 28 em 28 dias que se faz o mês.a mulher gravida fica 10 meses gravida,que contasse de 4 em 4 semanas.se for contar de 30 em 30 dias,não bate,ai teria que dividir de 4 semanas e 5 dias e algumas horas pra pode contar o mes.OK?fiquem tranquilas todas,se vc chegou em 36 semanas se prepare que a qualquer momento seu bebê vai chegar!

  35. boa noite ! estou com 36 semanas o meu parto tava marcado agora pro dia 02 de agosto porem minha placeta estar no inicio do grau dois meu medico falou que ela ta um pouco verde e so agora ta apresentado o grau dois ai ele marcou meu parto pro dia 19 de agosto esse mes que vem gostaria de saber se dar tempo porque vou fazer cezariana e vou aproveitar para fazer ligacao eu nao sinto dor nao sinto nada e isso ta mim deixando muito nervoza gostaria que chega-se no dia marcado e previsto pelo medico agradeco a todos um boa noite para todas as mamaes e que deus abencoe a todas

  36. olá estou com 8 meses e meio e no dia 15 completo os 9 conforme a ultra- som, queria saber se a partir desta data a qualquer hora o meu filho pode nascer, pois este e meu terceiro filho sendo que so tenho um , pois o segundo morreu quando tinha 2 meses de gestação, foi uma gravidez tubária. o meu 1 filho nasceu com 9 meses e 1 dia.

  37. ola meu nome é gardenia estou com 39 semanas ja esta perto ne. nao vejo a hora da minha bebezinha nascer estou muito anciosa e nervosa e muito feliz.o medico disse q era menina vai se chamar kauany,a meu deus nao vejo a hora de ver o rostinho dela com quem sera q ela vai se parecer co o pai ou a maé

  38. GEnte, não me venham dizer que 9 meses só se completam com 39 semanas!!!que loucura absurda é essa?
    A ultima semana do oitavo mês é a trigésima sexta, a partir das 37 semanas o bebê já está prontinho pra nascer, entre 37 e 40 semanas são os 9 meses completos…a partir das 41 semanas são os bebes pós termo..quem tem mias de 41 semanas e não tem sinal de parto deve inclusive verificar se não há nada de errado com o bebe, pq ele pode até ter morte súbita dentro do útero..em qq site sobre gravidez vc se infroma sobre essas coisas..eu fikei chocada, vi gente dizendo q 36 semanas são 7 meses ¬¬..

  39. ola meninas meu nome é laydi eu estou
    com 36 semanas será que meu filho kauã
    podera nacer com 36 semanas?
    dizem que menino vai até 41 semanas será.
    que é verdade ..?beijos

  40. voces ficam falando que 36 semanas é 9 meses nao é, ja imaginou que ninguém quer ter um bebe de 36 semanas o pulmao do bebe nao estar preparado para respirar fora do utero.

  41. Oi mamães, hoje completei 36 semanas, minha medica me disse que como é a primeira gestação, posso chegar até as 40 semanas. Mais sinto que não vou chegar as 40 semanas.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*